quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teoria do Azar Cinematográfico Menino-Mulher-Protagonista

Olá Pessoal!
Sejam Bem Vindos ao meu Terceiro Post.

Atenção esse Post contém Spoilers de filmes.

Sabe aquele filme que você espera o ano todo pra ver? Aquele no qual você deposita toda a sua confiaça pensando, "esse vai ser um filme incrível", e de fato o filme se mostra assim.
Você vê a origem de um personagem enigmático, porém cativante, que te faz sentir simpatia extrema por sua causa e até reflete alguns traços de sua própria personalidade na tela do cinema.
Ele se envolve, por acaso ou por destino mesmo, numa trama intrincada, que você tem certeza, com suas habilidades, já demonstradas ao telespectador previamente, ele vai sair dessa fácil. E isso vai acontecendo.
O Herói está lá forte, em sua missão, sem dó nem piedade dos inimigos e de si mesmo, sacrifica sua integridade física pela causa na qual nós acreditamos. O filme está perfeito.

Até que entra em cena aquele menino, muitas vezes órfão, sofrido, absurda e completamente vulnerável a qualquer proposta, por mais absurda que seja, do vilão ou do seu capanga. Um menino muitas vezes atrevido, que também vê no herói simpatia, a salvação de sua vida patética. Esse menino é... simplesmente... um merda.

Você sabe. No momento em que o menino aparece, que, se o filme não estiver, com certeza o protagonista estará, pura e simplesmente, condenado.

Todas as habilidades, poderes, técnicas, sacadas, artimanhas, espertezas, força, rapidez, fluidez, sorte... tudo... simplesmente não será páreo para o desgraçado do menino que, no mínimo, se não matar ou aleijar, vai deixar a vida do herói, muito, mas MUITO MESMO, mais complicada.

Um exemplo clássico, e conhecidíssimo, deste caso é o filme Rambo 3, lembra desse? Meus amigos, quaaaase que, ninguém menos que John Rambo, morre por conta de um miserável de um menino que ainda por cima queria "A" faca de Rambo. Não contente, o pidão do menino ainda pede o "colar da sorte" de John, presente de sua "única" amada, morta, que ainda será citada no post. Dá pra acreditar na mala que o menino é? E lembrem-se, o pirralho logo que aparece já faz milhares de perguntas totalmente desnecessárias ao andamento do filme. "O que é isso? De que é feito aquilo? Pra que serve isso? Como se usa aquilo?" Dá um tempo. Por que vocês acham que o Rambo 1 é tão bom e fez tanto sucesso? Não existe nenhum menino.


Cena do filme Rambo 3: reparem no detalhe que
o garoto já está usando o colar da sorte de John Rambo.

Vocês podem estar pensando que foi um mero capricho do acaso. ENGANO! Aqui vão mais alguns exemplos.

A Procura da Felicidade.
Não seria muito mais fácil para o protagonista passar por todos os apertos que passou sem ter que carregar a mala que é aquele menino?

Cena do filme A Procura da Felicidade. O filho de Will Smith,
que a propósito eu odeio, dificultando a vida do pai.

Quer mais um? Ok! A Luta pela Esperança, além de Russell Crowe ter que lutar pra sustentar sua família, ainda entra em cena um menino, com fome, que vai fazer nosso herói deixar de comer para alimentar o menino, lutando assim com fome. Quer dizer que já não basta ser esbofeteado, ele tem que fazê-lo... com fome? Não seria mais fácil o menino esperar o pai, alimentado, lutar com forças e trazer dinheiro para casa? E detalhe, não é porque não tem comida para o menino, é que ele come o dele e depois quer o do pai.

Não se enganem pelo sorriso de Russel Crowe no filme
A Luta Pela Esperança, ele sorri para não chorar. Além de
tudo ainda tem que carregar nos braços três malinhas.


Pois bem, não pensem que acabou, pois outra pessoa que consegue disvirtuar o filme completamente é a mulher.
Sensual, linda, perfumada, delicada, apaixonante. Uma obra de arte de Deus... em casa. Longe da ação e da aventura dos filmes. Mulher tem muito azar em filmes, e seu charme invariávelmente levará a perdição do protagonista.
Quando ela é uma guerreira, como em Conan - O Bárbaro, ela até vai salvar o herói e dar a vida por ele, nesse caso o filme é Excelente, mas é minoria. Mesmo assim lembrem-se que mesmo nesse filme, com uma mulher guerreira, Conan quaaase se acaba no álcool.

Até o Cimério Conan quase sucumbiu a maldição cinematográfica
das mulheres, no seu caso a Guerreira Valéria, no filme Conan o Bárbaro.

Exemplo clássico Rambo 2. Aparece uma mulher que quaaase tira John Rambo do que ele faz de melhor, guerra. Tem condição? O cara já tinha até desistido de matar gente e já ia embora, não iria ter nem Rambo 3 nem muito menos o Rambo 4, somente o Rambo 1,5.

A agente indígena Co Bao. Se não tivesse morrido no filme
John Rambo teria desistido de salvar os P.O.W.s, desistido de
lutar e ido para casa. Rambo 2 iria ser um filme do gênero Drama.

Outro sensacional é o filme 007 - Cassino Royale. Lembrem que esta, na cronologia do Agente Secreto Britânico, é a segunda ou terceira missão de James Bond. Quem entra em cena? Vesper, uma mulher que parece aliada, mas na verdade é usada contra nosso protagonista e até está contra ele. Recordem que até fazer com que Bond assine sua demissão ela faz. Nada menos do que 20 filmes não existiriam se dependesse dela. E lembrem que as mulheres atormentam a vida de 007 faz tempo. Talvez seja por isso que ele troca de mulheres como troca de roupa.
Mas tudo se resolve com um artifício mágico usado pelos cineastas. Logo mais voltarei a 007.

A sedutora Vesper, conquista o coração de James Bond,
trai o agente secreto, que já havia assinado sua demissão,
depois se arrepende e comete suicidio, salvando assim toda
a série 007.

Nem De Volta Para O Futuro - Parte 3 escapa. O Doutor Emmet Brown, após acertar todos os detalhes de um plano que transforma uma locomotiva em força motriz para enviar o DeLorean a 55 milhas por hora para o futuro, tem que abrir mão de voltar para casa, pois aparece uma caríssima professora que faz nosso amigo Doc. ficar para trás e perder sua carona, tudo para salvá-la da morte certa ao tentar voltar para os braços do seu amado cientista depois de se arrepender de tê-lo abandonado.

A professora Clara Clayton atrapalha os planos de Marty McFly
e Dr. Emmet Brown, causando a maior confusão no final da terceira
parte da cinesérie De Volta Para O Futuro.


Sendo assim, caros amigos, não esqueçam dos filmes que não satisfeitos com o menino ou a mulher, combinam um menino e uma mulher para atormentar a vida do herói.

Caso clássico Eu Sou a Lenda. Simplesmente o nosso amigo Will Smith morre porque não tinha espaço na câmara do final do filme para salvar mais que duas pessoas. O que a índole de nosso herói o impõe a fazer? Salva o menino e a mulher e MOOOORRE. E lembrem-se de quanto tempo ele passa vivendo tranquilo em sua casa até que uma mulher aparece e leva a horda de monstros atrás deles.

No filme Eu Sou A Lenda, um menino e uma mulher,
dos quais nem lembro o nome, condenam a morte
"A Lenda" em pessoa.

Indiana Jones e o Templo da Perdição, esse é fantástico, pois nesse filme ele não tem somente um, mas DOIS piralhos e uma mulher para atrapalhar sua vida.

Em Indiana Jones e o Templo da Perdição, uma mulher
e dois meninos dificultam a vida de Indy. Fico devendo a
imagem do segundo garoto, que era um nativo prisioneiro.

Não esqueçam dos filmes em que o pirralho e a mulher se fundem numa única criatura, uma pirralha. Caso clássico Comando Para Matar. Nesse o nosso amigo Arnold, para salvar uma pirralha se mete numa guerra absurda e ainda por cima sozinho.

O Coronel John Matrix entra numa guerra, sozinho,
contra um exército para salvar sua filha Jenny, no filme
Comando Para Matar.

Mas quando tudo parece perdido para nossos heróis, entra em cena a ferramenta que tem o poder de salvar o filme da destruição total. A Morte dos coadjuvantes.
Essa sacada sensacional dos cineastas sela o destino dos meninos(as) e mulheres azaradas nos filmes. O único futuro pra eles, na visão dos cineastas, é a morte.
E dessa forma muitas são as mortes que devolvem aos protagonistas o ideal do princípio e sua causa, agora restaurada, retorna com força total. Aqui me arrisco a dizer que uma mortezinha até deixa nosso herói mais poderoso.

Vejam o caso do próprio Rambo 2. A morte da Agente Indigena Co Bao transforma o John em praticamente um demônio matador. Renovado após o enterro de sua amada ele se torna o que o espectador quer ver e sai detonando tudo. Pelo menos até Rambo 3...

O Agente Secreto Britânico 007, se torna quem é por conta da morte de Vesper, ele retorna para o MI6 e se transforma no James Bond que conhecemos hoje.

Dessas mortes nenhuma é mais significativa do que a que se segue. O que seria da Escócia se William Wallace tivesse vivido feliz para sempre com sua amada Murron MacClannough em Coração Valente? A morte dela simplesmente desencadeou a luta pela Liberdade da Escócia.

No filme Coração Valente a força motriz do revolucionário
William foi a morte de sua amada Murron.

Falando sério agora. Não sou machista de forma nenhuma, nem tão pouco odeio crianças. Na verdade esse Post é uma grande homenagem a filmes que marcaram minha vida. Fizeram parte de minha infância, adolescência e ainda são parte de mim. Nesses filmes acompanhei aventuras incríveis e senti emoções que milhares de outras pessoas também sentiram.

No entanto, pare um pouco pra refletir sobre como funciona essa coisa de cinema. Os cineastas, roteiristas, editores, produtores e diretores sabem que suas histórias precisam de reviravoltas para manter o interesse do telespectador pela película. Resumindo, quanto mais interesse, maior o envolvimento, e, quanto maior o envolvimento maior o lucro obtido com o filme.

Como não se mexe em time que está ganhando, a fórmula para se fazer filmes continua bem parecida ao longo dos anos e mesmo assim continuamos fissurados pelo cinema. É normal, pois cinema é a expressão de nossas vidas, sonhadas ou vividas, bem diante de nossos olhos para que todos vejam, e isso meus amigos, é delicioso.

Mas sei que a Teoria do Azar Cinematográfico existe, e sei que você, caro amigo, também pensou em vários filmes em que isso acontece, ou imaginou pensar em filmes em que isso não acontece. Eu duvido. Acontece em praticamente todos os grandes Blockbusters.

Compartilhe sua opinião, comente.

Grande Abraço a Todos. Até o próximo Post.


Atualização - 14/04/2010 - 22:35h

Acabei de assistir O Livro de Eli. Muito bom, por sinal.


Atenção Spoiler Forte! Só leia se já tiver visto o filme!



Se não viu o filme volte depois. Se já viu continue lendo!



No entanto ele só vem fortalecer ainda mais minha teoria. No filme, Eli, personagem de Denzel, é o cara. Ele é agil, forte, praticamente inatingível, tudo aquilo que falei de nossos heróis Eli é... ou pelo menos é até que conhece a jovem Solana, interpretada pela atriz Mila Kunis. Pois é amigos, observem que a missão de Eli é passar em segurança com a última Bíblia do mundo, sem chamar atenção até os confins do Oeste.

O Livro de Eli. Taí, mais uma que condena o herói. Solana
cumpre bem seu papel de mulher azarada. E tem mais,
ela termina o filme achando que é a própria "Elia".

E tudo seria cumprido não fosse a sem noção Solana, que na primeira oportunidade que tem dá com língua nos dentes e denuncia o segredo de Eli. Ele até tenta deixá-la para trás, mas Solana é persistente. O fato é que no final das contas o pobre do Eli, que vagou tanto tempo com o livro é baleado a queima roupa e morre um tempinho depois. Culpa de quem??? SOLANA. Mais uma azarada do cinema.

Mesmo assim, excelente filme. RECOMENDO!

Grande Abraço a Todos.
Até o próximo Post.

5 comentários:

  1. hehehehe... cara, hilário esse post... sensacional. Filmes excelentes, pensei que só eu tivesse raivas dos pentelhos de filmes. Robocop 2 tbm tem um menino-bandido que me dava nos nervos, acho que tu vais lembrar. Quero ver esse O Livro de Eli, ainda não vi, mas tá na lista depois de Alice, Homem de Ferro 2, Fúria de Titãs, etc... hehehe. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tá vendo.A Teoria existe e é comprovada. E olha que eu nem lembrava desse boy de Robocop 2, mas é verdade. E lembrem-se que ele morre, por isso Robocop 2 é memorável.
    Valeu pelo comentário Lula. Continue acompanhando.
    Estou ligado no Lulavenera e recomendo a todos. Excelente Blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O pobi de Jackie Chan sofre na mão dessa turma.. kkkkkkkkkkkkk
    Valeu Maurício!!!

    ResponderExcluir
  4. E o jet Lee no "Beijo do Dragrão"?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    muito bom

    ResponderExcluir
  5. O Exterminador do Futuro 2 deruba sua teoria.

    ResponderExcluir