quarta-feira, 3 de novembro de 2010

This Brilliant White Happiness!!!

E aê pessoal!
Volto depois de um longo período afastado a pedido de um grande amigo.
Fiz este Post porque fiquei bem interessado nos últimos reviews postados no Blog de meu amigo Lula...
Sendo assim, pra quem, como ele, quer saber mais sobre o videogame da poderosa Microsoft, aqui vai.

O Início com o primeiro XBox

Confesso que pouco sabia na época sobre a primeira investida da Microsoft no mundo dos games, o primeiro XBox.

 O Primeiro Xbox.

Na época a também poderosa SONY dominava o mercado com a sua segunda versão de um dos videogames mais famosos de todos os tempos, o Playstation 2, com seus novíssimos DVDs de jogos, processador de 128 bits e 32 MB RDRAM de memória direta, além de poder executar toda a biblioteca de jogos de seu antecessor Playstation 1, ainda servia de DVD Player para seus filmes favoritos. E essa febre ainda não passou completamente. Pra você ter uma idéia, a maquininha da SONY é tão conhecida que já são 10 anos de vendas e produção de consoles e games. O outro único videogame que teve tanto sucesso assim foi o Nintendinho, ou simplesmente NES, que ficou no mercado, com suporte por 12 anos, de 1983 até 1995.

A própria NINTENDO possuía um ótimo videogame na época, meados de 2000, o excelente Nintendo Game Cube. Diferentemente dos consoles anteriores da NINTENDO o Game Cube possuía Mini DVDs e um poder de processamento fantástico para a época. Sendo assim, jogos como Resident Evil 4 receberam a sua edição absoluta neste videogame. Nem a versão do poderoso PC, conhecido pelo seu poder gráfico, foi melhor. Por falar nisso a série ainda teve um remake do primeiro Resident Evil e mais um capítulo o Resident Evil Zero, todos com o mesmo super poder do Game Cube. Infelizmente o "Cubo" da NINTENDO foi obscurecido pelo peso que o nome SONY exercia nos novos gamemaníacos do novo milênio.

Foi nesse cenário que Bill "Muito Doido" Gates anunciou o que todos pensaram ser um suicídio da já poderosa, e consolidada no mundo dos PCs, com games inclusive, MICROSOFT, o Videogame Xbox. Com seu processador baseado no Pentium III Copermine rodando a 733Mhz, e memória de 64 MB DDR rodando a 200 Mhz, o Xbox vinha ainda com Placa de Rede embutida, garantindo desde cedo o acesso de seus donos a recém inaugurada Xbox LIVE, um lugar de encontro para pessoas de todo o mundo jogarem seus jogos coperativamente. Artifício que já existia no mundo dos PCs, mas novidade no mundo dos Videogames.

Infelizmente a "Caixa X" da Microsoft não possuía suporte no Brasil e quem quisesse possuí-lo teria que importar o bichinho direto dos States. Mesmo assim, com toda dificuldade, jogos como Halo e Halo 2, foram sucesso absoluto e garantem o feijão com arroz de muita gente da Microsoft até hoje. A série, exclusiva do console da Microsoft, é tão famosa e lucrativa que o senhor Gates recusou muitas e muitas propostas de adaptação do game para o cinema , simplesmente por não achar uma obra a altura. Até Steven Spilberg está tentando recentemente obter os direitos. Os fãns agradecem o empenho da Microsoft e da Bungie, produtora do game.

Halo, sucesso absoluto de vendas.
Minha opinião pessoal, o jogo é fantástico! E mesmo hoje, não o sinto velho ou ultrapassado. Um shooter em primeira pessoa, como o bom e velho Doom, que também teve seu terceiro ótimo título e continuações lançados no Xbox, se passa no futuro, em planetas habitados pelos humanos e outras raças alienígenas, como o planeta Reach, e os próprios Halos, que são aneis orbitais gigantescos construídos e deixados por uma raça ancestral dos humanos os Forerunners, que depois descobrimos se tratar de armas de destruição em massa. Enfim, a história é fantástica e rendeu desenhos, produtos, histórias em quadrinho... tudo. E claro, ajudou a consolidar a Microsoft no mundo dos Videogames Caseiros.

Um dos Halos, Anéis Orbitais do Jogo.

Uma Screenshot da ação do Primeiro Halo.

Mesmo com poder superior e enorme biblioteca de games, a exemplo do que aconteceu com o Game Cube, o Xbox não foi sucesso absoluto no Brasil, o nome SONY, por si só, ainda atrai muita gente. Ainda assim a "Caixa X" foi sucesso suficiente para render seu sucessor, Esta Brilhante Felicidade Branca.


O Xbox 360

O senhor Gates, muito provavelmente encorajado pelas vendas do seu último sucesso, o Xbox, resolveu fabricar um videogame de ponta, a frente de tudo que existia, para competir de igual com a nova promessa da SONY o Playstation 3, ou melhor, se fosse o caso superá-la, na minha opinião, nem um pouco "fã boy" diga-se de passagem, conseguiu.

 Esta é a Brilhante Felicidade Branca!

A Nova "Caixa X" da Microsoft, lançada em 2005, possuia CPU baseada no IBM Power PC com três núcleos simétricos em execução com 3,2 GHz cada, Cache L2 de 1MB, memória de 512 MB de 700 MHz GDDR3 RAM, Audio de 320 canais de descompressão independestes com saída Digital Surround 5.1, DVD-Rom dupla camada de 12x e resolução Widescreen Full HD de 1920x1080p, mais do que a TV Digital HD que é de 720p.


Com o lançamento do Xbox 360 uma edição especial do Jogo Halo 3 acompanhado de um capacete do protagonista "Master Chief" alavancou as vendas do videogame e o consolidaram de cara como o melhor da nova geração. Melhor ainda que o seu concorrente com tocador Blu-Ray, o PS3. A preocupação da SONY em criar um videogame A Prova de pirataria fez com que a arquitetura e o processamento do PS3, embora superiores a do Xbox 360, fossem difíceis de serem programados, o que resulta, na maioria dos casos, em gráficos superiores e loadings muito mais rápidos no console da Microsoft, nos restante dos casos os gráficos são idênticos.

A Edição Especial de Halo 3 para o Xbox 360.

Um Maluco sortudo usando o capacete de Master Chief.

As famigeradas 3 Luzes Vermelhas

Embora trágico é verdade que os primeiros consoles Xbox 360 apresentaram um problema de superaquecimento, devido a uma arquitetura falha da placa mãe do videogame, que resultava em três luzes vermelhas que piscavam na frente do console avisando seu dono da morte do hardware a sua frente. Esse problema, carinhosamente apelidade de "3 Red Lights of Death" fez a alegria da oposição e da concorrência e manchou a imagem do Xbox 360 por muito tempo. Quem iria querer um videogame com os dias contados. É verdade que os malucos que tinham o problema ficavam colados no console por 12h seguidas de jogatina, mas mesmo assim, era ruim.

 O Pesadelo dos possuidores dos primeiros Xbox 360.
Atualmente, problema superado!

A Microsoft logo correu atrás do prejuízo e lançou sempre consoles com placas melhores, além de oferecer garantia total sobre o produto. O resultado? Processadores melhores e menores e placas cada vez mais bem projetadas acabaram com o problema de superaquecimento. Mesmo assim essa mancha ainda assombra quem está em dúvida na hora de escolher. Mas desde a placa Falcon de 2007, passando pela excelente Jasper de 2008 até a novíssima Valhalla 2010, do Xbox 360 Slim, estão livres do problema.

O Videogame

A Microsoft realmente caprichou no Xbox 360
Seu visual moderno e clean ajudam a deixar o Xbox lindo na estante de casa. Nada de Logos Coloridos e berrantes, a Caixa X é tão discreta que chama atenção.... ???????

Painel Frontal do Xbox 360.

Seu painel frontal é branco com somente a bandeja e o botão de eject cromados nas versões de luxo. Conta ainda com 2 entradas de memory card, 2 entradas USB, o botão liga e desliga, as luzes de indicação de joystick e o botãozinho de sincronização do joystick. Opa!! Cadê as entradas dos joysticks? Fio é coisa do passado amigo. O Joystick é sem fio e permite que você pule o quanto quiser, proporcionando liberdade total e resposta precisa aos comandos do jogador.

Parte traseira do videogame.


O Videogame conta ainda na parte lateral com a conexão para o HD e na parte traseira o conector da fonte de energia, mais uma entrada USB, uma saída analógica de video e digital de áudio, uma saída HDMI de alta resolução e uma conexão de rede, para conectar a internet ou a outros Xbox 360. Isso mesmo amigo. Quer fazer uma Lan House de Xbox 360, PODE FICAR A VONTADE!!!! Desfrutando assim de jogos multiplayer e cooperativos de até 16 jogadores em rede local. Se preferir conecte seu videogame na internet, entre na Xbox LIVE e dispute partidas com jogadores de todo o mundo.


O Controle


O Premiado Design dos joysticks apresentam visual igualmente moderno e clean, com 2 sticks diagonais multipressão analógicos, um direcional D-Pad Digital, botões back e start, botão de interatividade, quatro botões de pressão, mais dois botões superiores de pressão e ainda dois gatilhos analógicos de multipressão. Os gatilhos analógicos permitem que você controle, por exemplo, a pressão com que quer acelerar ou frear seu carro numa corrida, igualzinho a um acelerador de verdade, ou então com que pressão você que apertar o gatilho de sua arma, aumentando ou diminuindo a precisão dos tiros conforme a pressão aplicada. Sensacional.

O Joystick do Xbox 360. Detalhe para
os gatilhos analógicos. 

O primo da SONY tentou seguir o exemplo do gatilho analógico e colocou no seu novo joystick Dual Shock 3 gatilhos analógicos, que testei e constatei pessoalmente, não funcionam tão bem quanto os da Microsoft, dá pra sentir que foi uma adaptação do modelo antigo, não achei confortável.

O controle cai muito bem na minha mão enorme, mas se adapta também com perfeição na maozinha das mulheres e sua textura é confortável.

Como os joysticks são wireless é necessário duas pilhas recarregáveis normais (aconselho de 2500mAh ou mais) ou um kit Charge And Play da Microsoft que oferece uma bateria de 4000mAh para uma jogatina contínua. Quem preferir há também os joysticks tradicionais com fio, que podem ser ligados nas saídas usb do videogame.

Os Acessórios

Aqui tem muita coisa. A Microsoft não poucpou esforços e colocou bastante periféricos pra fazer a alegria da moçada, que comprar as versões mais luxuosas claro.

Originalmente o Xbox 360 vinha em três edições:
A Arcade - a mais básica traz memória interna de armazenamento de 512Mb e um joystick. Videogame e bandeja brancos.
A Go Pro - Vinha com HD de 60GB, um joystick, um fone de ouvido com microfone que encaixa no controle para bate-papo durante as partidas na LIVE ou em Rede, Cabo Analógico de Video Composto e Saída de Audio Digital. Videogame Branco e Bandeja Cromada.
A Elite - A Top de linha vinha com HD de 120GB, agora vem de 250GB, dois joysticks, Cabo de Video Composto e Saída de Audio Digital, Cabo HDMI, um fone de ouvido com microfone que encaixa no controle para bate-papo durante as partidas na LIVE ou em Rede, mais um jogo ou dois dependendo do Pack. Tudo na cor Preta. Matador.

A Edição Elite do Xbox 360. Tudo Preto!

 A Edição Especial do jogo Halo 3 para o Xbox 360 Elite.

Hoje a gente só encontra o Arcade e o Elite. O último vindo em edições especiais dependendo do jogo. O de Bundle de Resident Evil 5, por exemplo, é completo na cor vermelha, bem legal.

A Edição Especial do Resident Evil 5 para o Xbox 360.

E em sua última versão o Xbox 360 Slim - Esse é luxuoso. Na cor Black Piano ele é menor do que seu irmão, com placa e processadores mais modernos, não possui mais entradas de Memory Card, uma vez que um Pen Drive normal pode ser utilizado para salvar Jogos e Perfis. Possui saída de áudio digital direto no Videogame, HD embutido com acesso traseiro. Melhor processador e Placa Mãe. E o problema do aquecimento totalmente resolvido, tanto que tem até uma saída de energia auxiliar para o Kinect.

O Xbox 360 Slim. Menor, Melhor e ainda mais Brilhante.


Tem ainda o novo joystick prateado com um D-Pad (direcional Digital) melhorado com configurações mutáveis a qualquer instante com um giro do direcional no joystick.

O Joystick com Direcional Digital Regulável. 
Cruz ou Circulo, você decide!

Tem o mini teclado acoplável ao joystick para digitações em bate-papos, caso não queira falar...

Para quem não dispensa uma digitação.

Tem conjunto de Volantes, câmbios e aceleradores para jogos de corrida... e tudo o mais..

O Kinect

O Kinect. Projeto brasileiro fazendo sucesso no mundo. Criação de
Alex Kipman, Curitibano, 31 anos, há 14 nos EUA.

Bem... o kinect é um acessório no qual a Microsoft está investindo pesado. É simplesmente um dispositivo que possui duas câmeras que reconhecem pessoas e movimento na frente do videogame. Sabe o joystick do Nintendo Wii, que você como uma espada e os movimento são reproduzidos na tela, parecido.... só que sem joystick. Ele reconhece os seus movimentos. Você pula, o boneco pula. Você dá um soco no ar.. adivinha... o boneco dá um soco também... Você segura uma direção imaginária e passa marcha num câmbio imaginário... até acelera num acelerador imaginário... e o carro responde com perfeição na tela. Jogos de fitness então nem se fala.. Tem até o Michael Jackson Experience... adivinha pra quê???

Confesso que estou meio cético quanto a diversão deste equipamento, mas tem gente que tá pirando pra ver esse acessório no seu lançamento aqui no Brasil dia 10 de novembro de 2010.

Ah! Vale lembrar que o Kinect é projeto de um brasileiro de Natal - RN.

Os Jogos

O Xbos 360 possui a maior biblioteca de jogos dos videogames da atualidade. Inicialmente os shooters dominaram o Xbox e também o Xbox 360. Até parecia que o videogame iria se especializar nisso, mas logo as empresas e fabricantes viram todo o potencial da "Caixa X" e hoje tem jogos pra todos os gostos.

Screenshot do Gears of War 2. Muitos tiros e criaturas 
sanguinárias vivendo embaixo da nossa terra.

Os jogos exclusivos Xbox 360 chamam atenção pelo cuidado com que são feitos. Só pra citar, os mais famosos: os shooters Halo 3, Halo ODST e Halo Reach (que rendeu 200 milhões de dólares só no primeiro dia de lançamento, isso sem contar pré-vendas e as vendas depois desse dia. Já vi alguns sites dizendo que chegou a faturar 800 milhões para a MS), os Shooters de Shouder View Gears of War 1, 2 e 3, os premiados RPGs da série Fable, o recente Survival Horror Alan Wake, que contou até com uma série em Live Action para promover o jogo. 

Aliás, as séries e videos promocionais em Live Action (com atores de carne e osso de verdade) tornaram-se uma constante no mundo dos games da microsoft. O próprio Halo Reach teve diversos videos promocionais lançados.




Live Action de Halo Reach mostrando a criação 
de um Spartan, que é um dos personagens principais do game.




Mais um Live Action de Halo Reach. Desta vez uma das missões que
antecedem a trama do game. Universo além do videogame.

Não menos importantes os absurdamente realistas jogos de simulação de corrida Forza Motorsport também fazem parte da biblioteca exclusiva do Xbox.

Além dos jogos lançados em Mídias, o Xbox 360 foi agraciado com os jogos sob demanda disponibilizados no excelente site da Xbox Live, que podem ser adquiridos com a compra de Microsoft Points, que é a moeda do site. No acervo Live Arcade, além de diversos outros jogos produzidos exclusivamente para a plataforma, como é o caso do premiado pelo design todo em preto e branco e sombras LIMBO, como pelo excelente jogo de viagens no tempo BRAID, passando por diversos clássicos como CASTLEVANIA SYMPHONY OF THE NIGHT, a série WORMS e jogos de plataformas da SEGA como o MEGA DRIVE... todos remasterizados em alta definição.


Este é LIMBO. Mais que um jogo,
uma obra de arte.

 
Este é BRAID. Nunca vi jogo melhor em se tratando
de viagens no tempo. E o melhor, totalmente em português.
Não poderia deixar de falar ainda dos novíssimos Tomb Raider And The Guardian of Light, exclusivo para download, e dos diversos mapas adicionais, conteúdo para download, fases extras, novas missões e conquistas que fazem parte de praticamente todos os jogos lançados para o Xbox 360.

Enfim... de jogos ninguém pode reclamar.


A Interface de Navegação
 
Diferentemente do que acontecia com os videogames antigos, em que bastava colocar o cartucho ou CD e jogar, o Xbox 360, assim como seus concorrentes, possuem uma interface de acessibilidade para o usuário. No console da MS, no entantom, essa interface, chamada de DASHBOARD, proporciona muito mais do que seus concorrentes. Nele voce pode modificar seus temas, acessar o Marketplace para compra de jogos, visitar uma locadora de filmes e músicas online,frequentar uma sala de bate-papo com os amigos, ficar por dentro dos maiores lançamentos, ver videos e tv, além claro de configurar praticamente todos os aspectos do seu videogame, como indioma, país de origem, hora, saída de video, efeitos de audio, senha, controle de pais, etc.. ufa.. é coisa que não acaba mais..

 Olha só meu Avatar. Tentei deixá-lo o mais parecido possível comigo.


Um diferencial da "Caixa X" em relação ao concorrente SONY é a possibilidade de criar o seu AVATAR, que é o seu bonequinho virtual. Você pode criá-lo e deixá-lo parecendo você. Este avatar será usado na LIVE e em alguns jogos. Você pode personaliza-lo com roupas e acessórios a seu gosto. É bacana que você pode comprar mais acessórios ou ganhá-los gratuitamente vencendo alguns desafios nos próprios games.

O Meu Avatar, usando como brinde uma camisa do Game Guitar Hero
e olhando para o Kit de Primeiros Socorros que ganhei do Left 4 Dead 2.

Considerações Finais

A Microsoft realmente se superou. Com total suporte aos brasileiros, com fabricação de hardware inclusive, preços muito mais acessíveis que a concorrência (R$999,00 contra os 2.000,00 do PS3), em equipamentos ORIGINAIS nas lojas especializadas, a ausência de um Drive leitor do Blu-Ray da concorrente SONY, não faz falta. Quem quiser ver filmes em Full HD, aconselho que pague mais R$400,00 e compre um leitor de Blu-ray, pois com certeza obterá muito mais vantagens e recursos de interatividade, som e imagem.

Pacote completo Halo 3.

A própria Microsoft afirmou que no dia em que a midia de DVDs for uma limitação para jogos que possam requerer mais espaço fisico de armazenamento, o seu XBox já está preparado para suprir essa falta com a demanda (download) de jogos.
Claro que, no meu ponto de vista, acho verdadeiramente que a MS não quer depender do Blu-ray da concorrência para lanças jogos para sua plataforma.

Lado a lado o Xbox 360 Tradicional e o Slim.


Fico triste quando vejo amigos meus recusarem-se a comprar o Xbox 360 simplesmente dizendo "não quero trair a SONY". Por acaso a SONY está patrocinando a jogatina deles.
O Playtation 3, como qualquer outro equipamento eletrônico, não está menos sucetível a defeitos do que o Xbox 360. Sendo assim utilizar-se do passado negro do videogame da MS para negar-se a vivenciar tudo aquilo que a Caixa X tem para oferecer não é mais desculpa.

 
Minha estação de diversão. TV LCD, Xbox 360 Hd 60GB, Guitarra para 
o jogo Guitar Hero e minha Edição de Colecionador de Halo Reach.

Com certeza, e aqui cabe um enorme INFELIZMENTE, o fato de o XBox 360 possuir um destrave permitindo que jogos piratas sejam rodados pelo console, foi fundamental para o sucesso do console no Brasil. No entanto isso não impediu a MS de invertir em seus jogos para o mercado brasileiro, com suporte em legendas e até dublagens perfeitas dos seus principais títulos. Sem contar das vantagens de se possuir um Videogame Original com tudo o que há para ser oferecido na Xbox LIVE, que chega ao Brasil na semana que vem.

 Alguns jogos do Xbox 360. Detalhe para o Grand Theft Auto
Liberty City Stories, comprado pela estarland.

Finalmente o Xbox 360 é um videogame fantástico, merecedor do título de melhor da atualidade, mas este Post não deve decidir por você que busca um videogame para comprar. Observe o que deseja de um videogame com cuidado. Eu simplesmente observei e não me arrependi nem um pouco. Ainda mais porque pude estar com os dois videogames, lado a lado, testanto e observando cada detalhe.

Oi!

Minhas portas estão abertas a todos que desejam testar e se apaixonar por Esta Brilhante Felicidade Branca.

 Só uma foto de efeito!

Valeu Pessoal, Abraço a TODOS!
Não deixem de comentar!
Até a próxima!
http://www.xbox.com/pt-BR/live/

http://www.estarland.com

9 comentários:

  1. Caraca manolo!!! Que review matador da bexiga! Cara, eu não sabia que o Xbox era tão bom assim... pelo que entendi o suporte é realmente bem melhor que o da Sony e ambos tem jogos identicos como o RE5... bicho, que coleção grande tu já tem hein... baita investimento, que com certeza valeu a pena. Poxa velho, mal vejo a hora de começar a trabalhar pra comprar meu "kitão" e jogar contigo online... e ainda mais "falando"... que doido velho, sério, é surreal!!! Achei massa o tom cômico de algumas partes e as fotos finais! Teu Avatar ficou massa. Maurício, parabéns por esse review... já estou recomendando!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Lula!
    Acho que esse foi o comentário mais animador que já recebi aqui no Blog. Brigadão pela força.
    Estou as ordens no que precisar.
    Tenho certeza que vamos matar alguns monstros juntos ainda!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Kalango tudo o que você disse a respeito do maravilhoso Xbox 360 eu afirmo, você está de parabéns,pois falou a trajetória da evolução do game, falou até das terriveis 3 luzes vermelhas, um fator que eu já presenciei numa lan houese de um amigo meu, e vou lhe falar deixa qualquer um put...... inclusive a mim, que tinha jogos salvos lá rsrsrsrs.

    Realmente eu pretendo comprar um Xbox 360 para mim,estou correndo atrás de um emprego para juntar uma grana e comprar, porém eu espero a vitória do JOGO JUSTO que tem como objetivo reduzir de 80% os impostos em cime dos games para 15% !!!!!!!! resumo tanto o game como os games irão ficar mais acessíveis a todos nós!! ai sim eu comprarei com orgulho meu Xbox 360 Slim!!!!!!!!!.

    Vlw guerreiro!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande César. Obrigado pelo elogio cara.
    Ainda bem que as 3RLs são coisa do passado. Imagino a raiva que você ficou perdendo seu progresso nos games.
    Conheço e Aprovo o Projeto Jogo Justo. Vamos lutar para que o Brasil possa oferecer um mercado honesto para nós que gostamos de games.
    Valeu e fique ligado!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahh.. tá aqui o twitter do Moacyr Alves Jr. para quem quiser saber as últimas do projeto..
    http://twitter.com/jogojusto
    Se já possui siga-o em @jogojusto

    ResponderExcluir
  6. É guerreiro eu fiz uma postagem nova Xbox 360 Slim vs Playstation 3 lá tem váris informações úteis para quem deseja comprar um Xbox.

    Abraços brother!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Vale lembrar que as 3RLs não foram superadas, fica a dica.

    ResponderExcluir
  8. Rapaz Muito Boa A Materia Recomendo O Blog !
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. poster muito bom mano!!!!!!!!!!!!!!!!

    vc está de parabenssssssss!!!!!!!!!!

    + eu tenho o kinect e não sei qual o jogo no qual vc estava se referindo onde o player [jogador] passa a marcha do carro......

    Ounico jogo de carro q eu tenho é o joy ride e nele não tem a possibilidade de passar as marchas.

    desculpe qualquer coisa!!!!!!!!!!!
    poster muito bom!!!!!!!!!!..........

    ResponderExcluir